Pré-requisitos: É interessante para o entendimento pleno dessa aula o conhecimento da escala maior e
as diversas maneiras de tocá-la no braço da guitarra, formação de acordes, arpejos e campo harmônico
maior. Saiba também quais são os modos da escala maior, as suas notas características e as principais
cadências modais.
Introdução: Conhecer e dominar os modos gregos e as intenções que cada um fornece é uma forma de
expandir as possibilidades das construções melódicas entregando com as mesmas notas de uma escala
sonoridades diferentes. Tudo está entrelaçado com a forma com que essas notas estão dispostas dentro
do fraseado e a relação que tem com os acordes da base.
Improvisação modal sobre acorde
Independente do estilo musical, do sistema ser tonal ou modal, ou das funções harmônicas, podemos
atribuir para cada acorde de uma música uma ou mais intenções modais. O objeto de análise pode ser o
momento, um acorde focado de forma isolada, fora de contexto. Dessa forma encontramos uma série
de possibilidades e a nossa escolha final, daí sim, será feita de acordo com a estética do contexto.
As estruturas que apresentam simultaneamente as notas B - F (trítono- 3 tons) não são usadas quando o
acorde tem terça maior (nota E). Esse tipo de agrupamento cria ambiguidade sonora pois temos uma
estrutura tônica (C7M - que deveria transmitir sensação de repouso), uma suspensão criada pela nota F
entrando em conflito com a terça do acorde (nota E), e um trítono entre as notas B e F, característica dos
acordes de quinto e sétimo graus que fazem oposição ao primeiro grau. Quando a nota F é inclusa no
acorde de C7M devemos retirar a sua terça – C7M/4.
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