Modos gregos - Guitarra - Guitarra e Música

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domingo, 10 de junho de 2018

Modos gregos - Guitarra





Pré-requisitos: É interessante para o entendimento pleno dessa aula o conhecimento da escala maior e as diversas maneiras de tocá-la no braço da guitarra, formação de acordes, arpejos e campo harmônico maior. Saiba também quais são os modos da escala maior, as suas notas características e as principais cadências modais. Introdução: Conhecer e dominar os modos gregos e as intenções que cada um fornece é uma forma de expandir as possibilidades das construções melódicas entregando com as mesmas notas de uma escala sonoridades diferentes. Tudo está entrelaçado com a forma com que essas notas estão dispostas dentro do fraseado e a relação que tem com os acordes da base.

Improvisação modal sobre acorde Independente do estilo musical, do sistema ser tonal ou modal, ou das funções harmônicas, podemos atribuir para cada acorde de uma música uma ou mais intenções modais. O objeto de análise pode ser o momento, um acorde focado de forma isolada, fora de contexto. Dessa forma encontramos uma série de possibilidades e a nossa escolha final, daí sim, será feita de acordo com a estética do contexto.  

As estruturas que apresentam simultaneamente as notas B - F (trítono- 3 tons) não são usadas quando o acorde tem terça maior (nota E). Esse tipo de agrupamento cria ambiguidade sonora pois temos uma estrutura tônica (C7M - que deveria transmitir sensação de repouso), uma suspensão criada pela nota F entrando em conflito com a terça do acorde (nota E), e um trítono entre as notas B e F, característica dos acordes de quinto e sétimo graus que fazem oposição ao primeiro grau. Quando a nota F é inclusa no acorde de C7M devemos retirar a sua terça – C7M/4.

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