Se lembrarmos da teoria dos tons relativos, veremos que o modo Eólio e o Modo Jônio são exatamente o que chamamos no universo da música tonal de Relativos menor e maior. Ou seja, Dó Jônio e Lá Eólio são os relativos Dó maior e Lá menor.
O modo Eólio, que possui a mesma estrutura da Escala Menor Natural, é uma das escalas menores mais usadas na música popular de um modo geral. É muito comum ouvirmos solos de rock, ou melodias de canções românticas que empregam esta escala em sua composição. Entretanto, é muito comum também ouvirmos nas escalas menores um intervalo que não encontraremos em nenhum dos modos gregos menores: a sétima maior.
O uso da sétima maior em escalas menores está ligado à tradição tonal da música ocidental, que para usar das funções harmônicas de Tônica, Dominante e Subdominante, organizando a harmonia com uma relação causal entre os acordes, precisa da sétima maior na escala funcionando como a nota sensível, aquela nota que atrai a tônica de volta e será a terça maior do acorde de quinto grau dominante. Estudaremos isso mais a fundo no volume sobre a Escala Menor Harmônica.
Veja a seguir as cinco digitações para tocar o Modo Eólio. Elas serão apresentadas no tom de Si Eólio, dando sequência à exploração dos sete modos na mesma região do braço. Lembre-se de que para tocar em outros tons basta mudar a posição do shape no braço do instrumento.
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